Quando um barco não é apenas um barco

posted in: Arquivo, Campanhas | 0

Rommel Villanueva é um dos sobreviventes do tufão Haiyan, conhecido nas Filipinas pelo nome de Yolanda e que destruiu o território a 8 de novembro de 2013. Pescador de profissão, ficou desamparado depois do seu barco ter ficado totalmente destruído. Sem recurso de trabalho e com uma família para sustentar Rommel, de 29 anos, passou meses de preocupação. Pescava com outros pescadores sempre que lhe arranjavam um lugar no barco mas estar depende não era suficiente. Uma história que teve um final feliz quando em abril deste ano Rommel recebeu um barco novo. Agora, já não dependendo da boa vontade de outros, pesca seis dias por semana, assim o tempo o permita.

Este é apenas um exemplo do impacto que está a ter o Projeto de Sobrevivência implementado no local pela ONG jesuíta Simbahang Lingkod ng Bayan (SLB). À passagem do Haiyan pela localidade de Barangay Binudac, pelo menos 460 barcos de pesca ficaram destruídos, num local onde grande parte da população depende da pesca. Em resposta, no passado mês de junho, 42 pescadores foram apoiados com novos barcos ou com os recursos necessários para a sua construção.

 

O apoio da Rede Xavier

Este projeto faz parte do extenso programa de reabilitação que a SLB está desenvolver com os sobreviventes do Haiyan e para o qual conta com o apoio de vários parceiros, entre eles a Rede Xavier – a Rede Internacional de ONG jesuítas. Enquanto membro desta Rede, a FGS encarregou-se de promover esta Campanha de Emergência em Portugal, apoiando a SLB na sua resposta aos múltiplos pedidos de ajuda. Ao longo de dois meses foram recolhidos 13.976 € em donativos, um valor que permitiu a preparação e a distribuição dos primeiros pacotes de bens essenciais que chegaram às populações.

 

Um trabalho de continuidade

As baterias apontam agora para o Município de Culion, antiga colónia de leprosos, e onde os jesuítas já têm um longo percurso no apoio às populações. Só nesta zona foram afectadas mais de 22.800 pessoas e destruídas 4.812 casas. Ainda são muitos os casos como os de Rommel, a necessitar de ajuda mas, sobretudo, de acreditar que um novo recomeço é possível. Para além da reabilitação de casas e barcos e da intervenção psicossocial, a intervenção da Rede Xavier contempla também, nesta fase, apoio ao desenvolvimento de atividades de subsistência, capacitação e desenvolvimento institucional e educação.

Conheça o Plano de Reabilitação para Culion aqui.

 

Fonte: Jesuit Conference of Asia Pacific
Imagens: Simbahang Lingkod Ng Bayan