Rede de Educação para a Cidadania Global reuniu-se em mais um Encontro Nacional

O X Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global teve lugar a 4 de julho, na Escola Superior de Educação de Lisboa, com a participação de 137 educadores/as, vindos de diferentes pontos do país e também de Espanha.

Organizado pela Rede de Educação para a Cidadania Global (Rede ECG)*, da qual a FGS é membro, esteve aberto a educadores/as e organizações da sociedade civil com o objetivo de reforçar as suas intervenções na área da ECG. O tema escolhido para a edição deste ano foi “Diálogos entre o local e o global”.

O dia foi marcado por diversos momentos de trabalho em grupo. Da parte da manhã partilharam-se experiências sobre como dar os primeiros passos na introdução da ECG nas práticas diárias, como pensar o local sem perder de vista o global, como fortalecer o conhecimento sobre ECG e, ainda, sobre como levar a ECG às escolas a partir das questões da Soberania Alimentar e dos minerais livres de conflito. Já a sessão da tarde foi dedicada a olhar agendas internacionais à luz da Educação para a Cidadania Global: Agenda europeia 2020, TTIP (Transatlantic Trade and Investment Partnership), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Acordo sobre as Alterações Climáticas. Procurou-se entender, com estes momentos, os fios que ligam realidades globais e locais para que, enquanto cidadãos e cidadãs, seja possível fazermos escolhas mais informadas. O evento contou, ainda, com a participação e contributo da Investigadora Alejandra Boni.

Esta iniciativa foi realizada com o apoio financeiro do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. no âmbito do projeto “Co-construindo uma rede de ECG no meio escolar”, da responsabilidade do CIDAC e da FGS.

Os materiais utilizados durante o X Encontro estão disponíveis aqui. Para ver, rever, refletir e apoiar a ação em Educação para a Cidadania Global!
Uma galeria fotográfica está disponível aqui.

 

* A Rede ECG é uma rede de educadores/as e de organizações da sociedade civil que intervêm no sistema escolar, no âmbito da Educação para a Cidadania Global. Tem como missão interligar e motivar para as práticas e a disseminação de conhecimentos de ECG como base para enfrentar os desafios do nosso tempo. Consulte o Referencial da Rede ECG aqui.