Semana de Ação Global pela Educação 2015

CartazCGE

De 26 de abril a 2 de maio está de regresso a Semana de Ação Global pela Educação (SAGE)! Promovida anualmente pela Campanha Global pela Educação, o evento deste ano é propício a balanço: aos objetivos e metas já alcançados e ao que ainda está por fazer.

Neste ano de 2015 comemoram-se os 15 anos sobre o Fórum Mundial de Educação de Dakar e atinge-se a data fixada para o cumprimento das metas apontadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), incluindo os que dizem respeito ao Direito à Educação. É por isso um momento importante para a Campanha Global pela Educação, uma coligação internacional nascida da sociedade civil para exigir aos governos e comunidade internacional um efetivo cumprimento dos compromissos assumidos em 2000.

Como foi o percurso até aqui? O que se cumpriu e o que está ainda por cumprir? Este é o mote para a Semana de Ação Global pela Educação que se comemora em Portugal e a nível internacional já entre os dias 26 de abril e 2 de maio. Pretende-se, ainda, sensibilizar a classe política e a opinião pública para a importância de uma educação de qualidade para todas as pessoas e chamar a atenção para a urgência de continuar a atuar para o cumprimento do direito à educação a nível global, para além de 2015.

A FGS volta a associar-se a esta mobilização mundial e convida toda a sociedade civil a envolver-se!

 

Existem várias formas de participar:
– Para escolas, organizações e qualquer pessoa interessada, está disponível um Manifesto, online ou em papel[1], para ler, refletir e assinar.
– Especialmente para Educadores, propomos alguns materiais pedagógicos [2], em português, para diferentes faixas etárias.

Dúvidas ou questões, estamos disponíveis através dos emails sandra.fernandes@fgs.org.pt ou ed@fgs.org.pt .

 

[1] No caso de optar por subscrever o Manifesto em formato papel, deve registar-se online aqui e remeter o Manifesto devidamente assinado até dia 8 de maio, para:
Assembleia da República
A/C Presidente da Assembleia da República
Exma. Sr.ª Assunção Esteves
Palácio de São Bento
1249-068 Lisboa
[2] Os materiais pedagógicos disponibilizados foram adaptados de CME – Coligação Espanhola
(imagem gráfica da Campanha adaptada de CGE – Coligação Espanhola / Adaptação Portuguesa – SICI-IE-UMinho)