Topo_Sinergias_logoemedida

O projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação na ED em Portugal tem como objetivo promover a valorização da Educação para o Desenvolvimento (ED) em Portugal e a qualidade da sua intervenção. Para que tal seja possível pretende-se, especificamente:

1) Criar oportunidades e condições para a ligação investigação-ação na produção de conhecimento em ED;
2) Sistematizar e aprofundar o conhecimento relevante para a capacitação de atores de ED.

 

Ligar Instituições de Ensino Superior e Organizações da Sociedade Civil

O projeto propõe-se ligar Instituições de Ensino Superior (IES) e Organizações da Sociedade Civil (OSC), e seus respetivos colaboradores, investigadores, docentes e discentes, num processo de aprendizagem colaborativo, com vista a criar dinâmicas de diálogo e cooperação institucional que permitam potenciar as sinergias e complementaridades em torno da investigação e da ação na área da ED. Ao mesmo tempo, tem-se em vista a preocupação com o reforço da capacitação em ED destes atores e a sua interligação com bases conceptuais e teóricas. Para alimentar este trabalho, o projeto prevê um reforço da investigação em ED, bem como a realização de encontros e conferências relevantes na matéria e um investimento nos meios de informação e disseminação do conhecimento em ED.

 

Porquê?

A Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global (ED/ECG) é uma área em clara evolução no que respeita às suas práticas e à reflexão a elas subjacente. Em Portugal, conscientes da sua importância, várias instituições iniciaram a elaboração da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), a qual foi promulgada em Diário da República em 2009. As conclusões retiradas do Relatório de Acompanhamento 2010-2011 da ENED dão conta de que as Medidas com menor cobertura são as que dizem respeito à promoção da investigação na área de ED e à reflexão registada sobre as suas atividades. Este projeto procura responder a estes desafios, nomeadamente a necessidade crescente de ligação entre investigação e ação.

 

Atividades

  1. Criação e consolidação de uma linha de investigação em ED, apoiada por uma produção de fontes primárias através da realização de um inquérito sobre perceções e práticas de ED;
  2. Criação de uma revista científica, com peer-review, onde serão editados artigos e ensaios de reflexão sobre conceitos, temáticas, metodologias e experiências de ED, nacionais e internacionais;
  3. Produção de trabalhos de investigação realizados em parceria pelas OSC e pelas IES;
  4. Construção um website, que servirá de apoio à disseminação dos resultados das atividades, de veículo de promoção da ED e de catalisador de debate e reflexão;
  5. Realização de uma conferência Internacional;
  6. Construção de referenciais teórico-práticos de formação em ED para a capacitação das OSC e das IES, os quais incorporarão os resultados do processo de produção de conhecimento a que este projeto se propõe.

 

O projeto tem duração prevista de 2 anos (dezembro de 2013 a novembro 2015) e é promovido em conjunto pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, contando com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 

Saiba mais